A partir do Infantil II as crianças da Escola Pinguim participam do Programa Bilíngue em parceria com a Skies Learning by Red Balloon, que é integrado de forma contínua a nossa grade curricular sem nenhum custo adicional ao período pedagógico.
As vivências proporcionam experiências significativas em inglês, tornando o aprendizado espontâneo e divertido por meio de projetos que transitam em diferentes campos de aprendizagem, desde propostas artísticas até brincadeiras motoras.
O objetivo é iniciar a compreensão e o pensamento na língua desde a infância. A diversidade e a riqueza dos materiais utilizados permitem que as crianças experimentem, interajam e visualizem o idioma em ação, sem a necessidade de tradução. As estruturas e o conteúdo são contextualizados para garantir uma exposição natural ao idioma, resultando na utilização espontânea do inglês durante a comunicação.
Um pouco da Metodologia:
Aprendizado Natural: Ao integrar o inglês às atividades cotidianas de forma lúdica, as crianças aprendem de maneira natural, semelhante ao aprendizado da língua materna.
Experiências Significativas: As atividades propostas, como contação de histórias, música, culinária e jogos, proporcionam experiências imersivas que tornam o aprendizado do inglês divertido e relevante para as crianças.
Contextualização: A contextualização do idioma através de materiais tangíveis e situações do dia a dia permite que as crianças associem palavras e conceitos diretamente, facilitando a compreensão e a retenção.
Desenvolvimento Integral: Além do desenvolvimento linguístico, o programa visa aprimorar habilidades cognitivas, artísticas, esportivas, criativas e sociais, promovendo um crescimento integral das crianças.
Interação Natural: Ao criar um ambiente onde o inglês é usado de forma orgânica e natural, as crianças se sentem encorajadas a se comunicar na língua estrangeira sem a necessidade de tradução.
Quais os benefícios do aprendizado do inglês na Educação Infantil?
A habilidade de aprender um segundo idioma é mais aguçada dos 2 aos 5 anos de idade. Quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, mais efetiva será a sua aquisição.
O contato frequente com o inglês na infância é um excelente estímulo para o desenvolvimento cognitivo, pois ativa as conexões cerebrais e melhora o raciocínio rápido, a criatividade e a capacidade de concentração e de memorização.
Crianças mais novas possuem habilidades mais generalizadas e tendem a preocupar-se menos em cometer erros. Elas são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independentemente do código linguístico.
Aprendizes que têm o contato com a língua estrangeira ainda na infância possuem maior facilidade de compreensão auditiva e uma pronúncia mais próxima de falantes nativos.
O contato com outra língua e cultura desenvolve na criança valores e a capacidade de lidar com a diversidade.
Comments